-
Arquitetos: 23o5Studio
- Área: 132 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: Grohe, Hafele, Jotun, SAT Lighting, Schneider Electric, Technal, Trường Thắng
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa 140THL faz parte de uma iniciativa maior, incluindo uma sucessão de projetos compactos de habitação urbana que estamos empreendendo agora. Devido ao rápido crescimento econômico e demográfico em Saigon, Vietnã, a disponibilidade de espaço urbano tem sido cada vez mais limitada, resultando em uma sensação de enclausuramento e ventilação inadequada. Uma questão crucial, que requer um exame minucioso e serve como padrão para a maioria de nossas iniciativas habitacionais modestas, é otimizar o uso de espaços verdes, aproveitar o fluxo de vento e promover uma integração harmoniosa com o ambiente natural.
O influxo de água na área residencial exige a implementação de medidas para mitigar os efeitos adversos de ruído, poeira e radiação solar. A densidade de árvores urbanas em Saigon é notavelmente baixa, com apenas 2-3m2 por pessoa. Uma abordagem viável e eficiente para melhorar o ambiente geral, dentro e fora dos edifícios, é incorporar estrategicamente árvores em espaços vagos e limitados. Além disso, diante do aumento acelerado da temperatura decorrente das mudanças climáticas globais, a cidade de Saigon está experimentando um aumento anual constante de cerca de 1-2 graus Celsius.
Consequentemente, o espaço interno é particionado desde a estrutura externa a qual gera regiões sombreadas que indiretamente modulam a temperatura dentro dos ambientes, ao mesmo tempo em que servem como uma barreira contra a infiltração de poeira e ruído. O uso do vidro espesso e multicamadas oferece estabilidade térmica favorável e reduz os níveis de ruído urbano, aumentando o potencial de relaxamento. O problema não é novo e a solução proposta é direta e amplamente utilizada.
Nosso objetivo é estabelecer a capacidade de expansão horizontal e avanço no desenvolvimento espacial, criando uma estrutura universalmente aplicável que promova a geração de ambientes urbanos mais sustentáveis, esteticamente agradáveis e acusticamente confortáveis.